Regulamento Torneios de Futebol

XX TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DA ACATE/DF

REGULAMENTO

DOS OBJETIVOS

Art. 1º O XX Torneio de Futebol Society da ACATE DF 2013, promovido pela ACATE DF e SINAFITE DF, tem por objetivo incentivar a prática desportiva, com vistas a promover a qualidade de vida, estimulando a prática de hábitos saudáveis, bem como fomentar maior estímulo e envolvimento no processo de integração dos ASSOCIADOS.

DA ESTRUTURA

Art. 2º A competição será organizada e dirigida pelo grupo de pessoas formado por ASSOCIADOS, que atuará como Equipe de Coordenação, supervisionando e controlando o evento.

Art. 3º Poderão participar da competição equipes compostas por atletas integrantes da ASSOCIAÇÃO E POR CONVIDADOS, com inclusão  em cada equipe de no máximo 3 atletas que não sejam desse quadro de associados da ENTIDADES.

Art. 4º Cada equipe participante será representada por 01 (um) Coordenador que auxiliará a Equipe de Coordenação e 01 (um) Mesário que será encarregado de anotar todas as informações das partidas a ele designadas.

Parágrafo único. Os Coordenadores das equipes de que trata o caput do art. 3º serão os representantes das respectivas equipes, os Mesários das equipes de que trata o parágrafo único do art. 3º, serão indicados dentre os participantes de cada equipe.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Art. 5º As inscrições deverão ser feitas no período de 00/00/2013 a 00/00/2013 junto as ENTIDADES.

DA INSCRIÇÃO

Art. 6º A inscrição para participação no evento deverá ser realizada por intermédio de ficha de inscrição devidamente preenchida e apresentada à Equipe de Coordenação, pelo respectivo Coordenador representante da EQUIPE e mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 por equipe, para despesas com premiação, arbitragem e manutenção do campo.

Parágrafo único. Não será permitido ao atleta mudar de equipe após efetuada a respectiva inscrição, sob pena de ser anulada sua inscrição no Torneio.

Art. 7º Os atletas somente poderão participar das competições se estiverem devidamente inscritos, cabendo à Equipe de Coordenação, aos Coordenadores e à Equipe de Arbitragem efetuar o respectivo controle.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Art. 8º O torneio será realizado a partir de 00 de MES de ANO, aos sábados, no turno matutino/vespertino.

Parágrafo único. Não haverá jogos nos dias que coincidirem com datas comemorativas/feriados.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Art. 9º O local de realização do evento será no campo da SINAFITE, com endereço a ser divulgado posteriormente.

DA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

Art. 10. Poderão participar das equipes todos os ASSOCIADOS DAS ENTIDADES, bem como CONVIDADOS DAS EQUIPES, nos termos previstos no parágrafo único do art. 3º deste regulamento.

Art. 11. Havendo falta de atletas ou interesse das equipes, admitir-se-á a participação de até 3 (três) convidados, nos termos previstos no parágrafo único do art. 3º deste regulamento.

DA FORMAÇÃO DA EQUIPE

Art. 12. A inscrição de atletas deverá obedecer ao número mínimo de 8 (oito) e máximo de 15 (quinze) atletas, incluindo o goleiro.

Art. 13. A formação das equipes poderá ser feita pelo Coordenador representante de cada EQUIPE, nos termos previstos no parágrafo único do art. 3º deste regulamento.

Art. 14. Será permitida a substituição de atleta inscrito, que ficar impossibilitado de competir, desde que o substituto ainda não esteja inscrito, observado o limite máximo de 02 (dois) dias úteis antes da abertura do Torneio.

DA ARBITRAGEM

Art. 15. É dever do árbitro:

I – Tratar com respeito a todos os envolvidos na partida;

II – Acompanhar as jogadas o mais próximo possível;

III – Zelar pelo cumprimento das regras impostas ao futebol;

IV – Zelar pela disciplina durante o jogo;

V – Verificar o uniforme dos times e alertar caso haja irregularidades;

VI – Preencher legivelmente a súmula, anotando e conferindo o registro do atleta e o número de sua camisa;

VII – Preencher os campos complementares da súmula, quando for o caso;

VI – Outros dispositivos presentes neste regulamento.

Art. 16. Na hipótese de ocorrer agressão física ao árbitro durante a realização de jogo, poderá ser reiniciada a partida se o respectivo árbitro julgar-se em condições físicas para tal, ocorrendo punição somente aos autores das infrações.

DO JOGO

Art 17. Cada jogo será realizado em 02 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos jogados, por 10 (dez) minutos de intervalo para descanso.

Art 18. Os jogos serão disputados em tabela a ser definida, conforme o número de equipes inscritas, e ocorrerão por sistema de sorteio.

Art 19. Será considerada vencedora da partida a equipe que fizer maior número de gols, perfazendo 03 (três) pontos.

Art. 20. As equipes que ao final da partida perfizerem o mesmo número de gols obterão 01 (um) ponto.

Parágrafo único. Na fase final da competição, caso não haja vencedor da partida em tempo normal de jogo acarretará a cobrança de penalidades. Onde cada equipe deverá escolher 3 (três) atletas para as cobranças. Caso ainda ocorra empate nas penalidades, as equipes deverão alternar-se nas cobranças até que haja o vencedor.

Art. 21. Será considerada vencedora no jogo a equipe que ganhar por W/O adquirindo 03 (três) pontos com saldo de 01 (um) gol.

Parágrafo único. Para que a equipe ganhe por W/O, está deverá ter os 7 (sete) jogadores de linha mais o goleiro.

DA COMPETIÇÃO

Art. 22. Após o encerramento das inscrições será estabelecida a Tabela de Jogos, bem como as equipes que disputarão as fases classificatórias e finais.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 23. Sempre que dois ou mais times terminarem empatados em número de pontos, serão usados os seguintes critérios para desempate:

I - Saldo de gols;
II – Maior número de gols marcados;
III – Menor número de gols sofridos;
IV – Confronto direto;
V – Menor número de cartões sofridos, atribuindo-se ao cartão vermelho 03 (três) pontos e ao cartão amarelo 01 (um) ponto;
VI – Menor número de cartões vermelhos;
VII – Sorteio;

DA PREMIAÇÃO

Art. 24. Haverá premiação com medalhas e bolas, obedecido ao seguinte resultado:

I – 1 bola para a equipe campeã, e medalhas para os respectivos atletas;
II – medalhas para os respectivos atletas da equipe vice-campeã;
III – 1 bola para a equipe classificada em 3º lugar, e medalhas para os respectivos atletas;
IV – 1 medalha para o artilheiro da competição;
V – 1 medalha para o goleiro menos vazado.

Parágrafo único. O goleiro menos vazado será definido mediante a some do número de gols sofridos em toda a competição, após o término do Torneio.

Parágrafo único. As bolas destinadas à premiação do 1º e 3º colocado serão as mesmas utilizadas durante toda a competição.

DOS RECURSOS

Art. 25. Os recursos serão apreciados pela Equipe de Coordenação do evento juntamente com os Coordenadores das equipes, desde que apresentados por escrito até 02 (dois) dias úteis após a realização da partida objeto dos recursos.

DAS PUNIÇÕES

Art. 26. Será punida com perda de 03 (três) pontos na partida, atribuindo-se referidos pontos à equipe adversária, sendo-lhe deferido ainda o acréscimo de 01 (um) gol, sem prejuízo do saldo de gols existente, a equipe que:

I – permitir a atuação de atletas expulsos, suspensos ou que estejam em situação irregular diagnosticada pela Equipe de Coordenação ou pela Equipe de Arbitragem, independentemente do resultado da partida;

II – causar suspensão da partida por insatisfação com a arbitragem.

§ 1º Os times que tiverem menos que 08 (oito) atletas em campo perderão automaticamente a partida, sendo caracterizado W/O.

§ 2º Na hipótese prevista no parágrafo anterior, a equipe adversária deverá assinar a súmula do jogo para constatar o número legal de atletas e ser declarada vencedora.

§ 3º A equipe que sofrer punição com perda de pontos e porventura não dispuser de número suficiente para tal, terá os respectivos descontos efetuados nas partidas subseqüentes, à medida que forem sendo adquiridos os pontos, até o limite de sua infração.

DAS SUSPENSÕES

Art. 27. Ao atleta que promover agressão física ao árbitro ou adversário na partida será imputado cartão vermelho e expulsão do jogo.

Parágrafo único. O atleta expulso será suspenso da próxima partida.

Art. 28. Agressões graves serão analisadas pela Equipe de Coordenação do Torneio, que adotará as medidas cabíveis.

Art. 29. O atleta com 02 (dois) cartões amarelos não será suspenso da partida subseqüente.

Art. 30. As penalidades decorrentes da aplicação de cartão vermelho se aplicam às fases subseqüentes do Torneio.

DAS MEDIDAS DISCIPLINARES

Art. 31. Para o início de todas as partidas do Torneio haverá tolerância de 10 (dez) minutos.

Art. 32. A partida interrompida por ocorrência grave, nos últimos 20 (vinte) minutos do segundo tempo, somente por deliberação do juiz será considerada encerrada, mantido o placar para efeito de pontuação.

DAS DATAS

Art. 33. A competição obedecerá o seguinte calendário:

00/ 00/0000 – abertura do torneio e primeiros jogos
00/ 00/0000
00/ 00/0000
00/ 00/0000

00/ 00/0000
00/ 00/0000 – encerramento do torneio e jogos finais

Parágrafo único. A data de 27/10 está reservada para as festividades do 19º aniversário do SINAFITE-DF. Na data de 03/11 não haverá jogos devido ao feriado de Finados no dia 02/11.

Parágrafo único. As datas dos jogos dependem do número de equipes participantes na competição.

DAS DISPOSIÇOES GERAIS

Art. 34. Não haverá limites para a substituição de atletas no decorrer das partidas, observado o quantitativo máximo de atletas por equipe definido no art. 12 deste regulamento.

Art. 35. A Equipe de Coordenação do evento e a Equipe de Arbitragem deverão aplicar o presente regulamento mantendo total imparcialidade.

Art. 36. A súmula é o documento oficial para quaisquer análises das ocorrências das partidas, sendo obrigatório o seu preenchimento.

Art. 37. Serão realizadas pela Equipe de Coordenação, Coordenadores representantes das EQUIPES e, reuniões semanais, às quartas-feiras, durante o decorrer do Torneio, nas dependências da ACATE DF OU SINAFITE DF, para dirimir dúvidas e resolver problemas.

Art. 38. Cada equipe será responsável pela aquisição de seus respectivos uniformes e de uma bola para treino e aquecimento durante a realização do Torneio.

Art. 39. Nas datas de realização dos jogos os atletas deverão portar documento de identificação com fotografia, para promover a assinatura da súmula da partida.

Art. 40. Os casos omissos serão deliberados posteriormente pela Equipe de Coordenação do evento juntamente com os Coordenadores das equipes participantes do Torneio.
 

Fonte: SÚMULAS ELABORADAS PELOS MESÁRIOS.
Última Atualização em 00/00/0000